31/08/2014

Os pássaros que sobrevoam nossas selvas edênicas - Crônica Prof. Jerônimo


Há milhares de espécies de pássaros que são catalogados pelos nossos ornitólogos, todos são belos em sua natureza! Quero destacar apenas dois para dar início a essa  crônica. Objetivo? Bem algumas linhas abaixo deixarei o leitor ciente do que se trata.
Os falconiformes ou comumente conhecidas como o nome vulgar de “Abutres” Os mesmos têm hábitos necrófagos, tem sido os lixeiros do mundo pois fazem limpeza retirando dos campos animais mortos, e seus cheiros terríveis. Segundo a ciência, esses pássaros em cativeiros chegam a viver até 30 anos.
Outros pássaros bem diferente são os colibris, os nossos beija-flores, com nomes até então desconhecidos como: cuitelo, chupa-flor, pica-flor,chupa-mel, binga, guanambi. Existem mais de 300 espécies. Com seus bicos alongados sua alimentação é a base de néctar.
“Pois é” como dizem nossos amigos  do interior de São Paulo, Os abutres sobrevoam nossas matas com belas flores, cheiros exuberantes, uma vista maravilhosa, águas cristalinas, não percebem as belezas, pois está focado em encontrar apenas sua refeição “animais mortos” “carniça” Seu foco é apenas isso, não quer beleza, pois a beleza não importa, o que para nós é agradável para eles, desagradável.
Beija-flores são diferentes! Sobrevoam as matas e não se importa com as feiuras pois está focado nas flores para retirar os néctares.
Mesmo usufruindo do seu alimento, nos deixam sua beleza, com seus voos lindos.
Deveríamos ser com os beija-flores, não focar nossa atenção na feiura e sim no que é belo, após sermos nutridos deixar nossa beleza, nossa gratidão,  isso é muito importante
Sei que abutres cumprem seus papeis na natureza, mas essa comparação serve apenas de exemplo.
Tenho visto meu blog, muitos internautas acessam para suas pesquisas e conhecimentos, poucos deixam uma mensagem de gratidão ou mesmo apenas seu nome.
Para quem agradece, pode parecer simples, mas para mim é de grande valor. Sejamos todos como beija-flores deixando nossa beleza onde “voarmos”

Nenhum comentário: