24/02/2014

Aula 02: Gêneros Literários


 
Literatura pode se apresentar como prosa ou poesia. Estas duas expressões linguísticas podem ser definidas assim.

• Prosa - expressão linguística literária semelhante à linguagem cotidiana e comum. Quando lemos um romance, por exemplo, percebemos que a linguagem ali empregada é muito parecida com a linguagem que usamos na nossa comunicação. No entanto, a "naturalidade" da prosa literária não deve ser confundida com a naturalidade da linguagem cotidiana, pois o que lemos num romance é o resultado de um trabalho artístico intenso do autor.

• Poesia - é a expressão literária que traz uma visão pessoal do autor, que retrata uma realidade interior, mas que se universaliza, ou seja, aquilo que o autor escreve sobre ele faz com que pensemos em nós, em nossas experiências. O trabalho artístico do autor faz com que questionemos nossa realidade a partir da experiência pessoal de quem escreve.

Chamamos de poema o texto que se estrutura por meio de versos (cada linha do poema). Pode-se falar de poema sem poesia e de prosa poética.

Depois destas definições, podemos esquematizar os gêneros literários. Quando o texto apresenta a predominância do aspecto subjetivo e pessoal, fazendo referência ao mundo interior do artista, podemos ter os gêneros: Lírico, Épico e Dramático.

gênero lírico se apresenta em versos (soneto, ode, elegia, balada, etc.) e expressa sentimentos como amor, ódio, tristeza, saudade, etc., mostrando sempre uma realidade interior, referente ao "eu" do poeta.

gênero épico mostra uma identificação entre o pessoal e o coletivo num texto em versos em que "aspirações coletivas" são interpretadas pelo "eu" do poeta.

gênero dramático apresenta ações e acontecimentos com alto grau de subjetividade e individualismo. Refere-se aos textos teatrais como a comédia , a tragédia e o drama , assim como o auto e a farsa, que são formas menores.

tragédia apoia-se nas paixões humanas para contar o destino catastrófico da vida de homens, despertando o terror e a piedade. A comédia, geralmente com intenção moralizante, utiliza-se do riso e da ironia. O drama é constituído tanto de tragédia como de comédia e apresenta uma intenção moralizante bem mais atenuada.

Quando o texto se apresenta em prosa, imitando uma realidade do mundo exterior do autor com referência à vida de personagens, relatada de modo objetivo, temos o gênero narrativo dos romances, novelas e contos.

No romance temos uma narrativa de enredo complexo, que apresenta vários personagens em conflito. A novela tem um enredo mais simples, podendo ter complexidade no conflito dos personagens. O conto é uma narrativa mais curta, com um número reduzido de personagens e com uma ação limitada.

 
Leitura
 

Texto 1

"Repousarei na tua memória
A minha imagem.
Quando chegar a noite
E o vento me arrastar para os largos espaços
Repousarei na tua memória a minha imagem."
Augusto Schimidt

Texto 2

"A tarde é a tristeza do sol. Os dias de Iracema vão ser longas tardes sem
manhã até que venha para ela a grande noite."
José de Alencar

Texto 3

"Cessem do sábio grego e do troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale -se de Alexandre e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre lusitano,
A que Netuno e Marte obedeceram.
Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta."
Luís Vaz de Camões

Texto 4

"O céu parece de algodão.
O dia morre. Choveu tanto!
As minhas pálpebras estão
Como embrumadas pelo pranto."
Manuel Bandeira

Texto 5

"A canoa deslizava, brandamente, entrando na boca do rio Canumã, cuja superfície calma enrugava de leve, despertando as sardinhas a meio adormecidas entre duas águas. Nenhum pássaro cantava, as vozes noturnas da floresta haviam se calado, num recolhimento solene, ao despontar da aurora, como se ensaiassem as forças para a abertura do grande hino da manhã selvagem".
Inglês de Souza


Atividades
 

Para fixação do conteúdo aprendido, faça um breve resumo das informações desta aula em seu caderno.

Responda as questões abaixo:

1- Quais dos textos se apresentam em forma de prosa? Justifique sua resposta.

2- Quais dos textos se apresentam em forma de poesia? Justifique sua resposta.

3- Após uma interpretação mais aprofundada, classifique cada um deles como: líricos, épicos ou narrativos. Justifique cada uma das escolhas.


Fonte:

http://www.robertoavila.com.br/arquivos/literatura_aula02.htm

Nenhum comentário: