10/04/2013

Qual é a expressão 2



 
Dar o cano.

Quebrar um compromisso.


Dar pau na máquina.
Parar de funcionar, estragar.


Dar uma colher de chá.
Facilitar algo a alguém, dar uma chance.


Dar uma mão.
Ajudar.



Descascar o abacaxi.
Solucionar um problema complicado.


Dor de cotovelo.
Sentir inveja, ciúmes, despeito amoroso. A expressão originou-se nas cenas de pessoas sentadas em bares, com os cotovelos apoiados no balcão, bebendo e chorando por um amor perdido. De tanto permanecerem nessa posição, as pessoas ficavam com dores nos cotovelos.


Entrar com o pé direito.
Significa "começar bem". A expressão originou-se numa antiga superstição pertencente ao Império Romano. Nas festas realizadas na antiga Roma, os convidados eram avisados de que deveriam entrar nos salões "dextro pede" - com o pé direito - para evitar o azar. A expressão generalizou-se e ainda hoje é utilizada com esse propósito.

 
Esquentar o banco.
Expressão bastante utilizada no futebol, quando um jogador é colocado no banco de reservas. Enquanto o titular está jogando, o reserva fica "esquentando" o banco.


Estar com a corda no pescoço.
Significa estar ameaçado, sob pressão ou com problemas financeiros. A expressão originou-se no enforcamento, meio de aplicação da pena de morte. Faz referência a situações de anistias ou comutações de pena chegadas à última hora, quando o condenado já estava prestes a ser executado, e portanto, "com a corda no pescoço".
 



Estar com a faca e o queijo na mão.
Ter poder ou condições para resolver determinada situação, faltando ao indivíduo apenas a tomada de atitude.
 

Estar com um pé atrás.
Ficar hesitante, desconfiado.

Nenhum comentário: