01/03/2013

10 mandamentos do que não fazer na redação do Enem

Qual nota você deseja para sua redação do Enem? Tenho certeza que ninguém deseja ter uma nota zero, mais você sabe os mandamentos do que não fazer em uma redação? Sabia que existem coisas simples e ate bobas que se forem feitas na redação terá sua nota comprometida e consequentemente, você terá uma nota ruim em sua prova.

Pensando nisso e querendo lhe ajudar criamos esse artigo que denominamos o mandamento do que não fazer na redação do Enem, ou seja, não faça isso em momento nenhum de sua redação, por que se não ela será uma forte candidata a receber nota zero, vamos vê os mandamentos:

1- Fugir do tema;

Pior coisa de uma redação é a fuga do tema, imagine você ter de escrever uma redação sobre drogas e terminar falando sobre violência, esta certo que às vezes, os temas se interligam, porem cada um tem suas particularidades e temáticas diferentes, por isso, nunca fuja do mesmo caso o contrario sua redação estará fadada ao fracasso.

2- Usar gírias;


E mano beleza? Fala ai truta? É nois na fita? Esses são exemplos de gírias usando e muito no cotidiano, mais imagine isso em uma redação a mesma, fica sem sentido, sem conexão, fica com uma escrita horrível, além de que nem todos terão o conhecimento da gíria que foi usada, ai lhe pergunto qual o rumo de sua redação? Sem duvida a nota zero, você quer isso para sua redação? Caso não queira então não use gíria.

3- Gênero textual diferente do solicitado;


Outro fato, comum em uma prova de redação, por exemplo, a redação do Enem onde é solicitada uma redação dissertativa do tipo argumentativo e muitas acabam por escrever uma narração, descrição entre outros tipos textuais, portanto não escreva uma narração, uma descrição ou outro gênero textual, ou seja, se pediram um certo tipo de texto, então escreva dentro das regras e limites desse tipo de texto, lembrando que caso isso ocorro a sua redação é desclassificada e consequentemente terá uma nota zero, pense e siga a regra.

o que nao fazer na redação do enem

4- Linguagem prolixa;


Em uma redação você deve sempre ser objetivo, falar do assunto que deseja, sem rodeios, procure sempre usar poucas palavras porem a corretas e necessárias para transmitir a informação que deseja, por que não há nada pior de que ler um texto onde a pessoa fala e fala e nunca diz nada. Evite isso em sua redação.

5- Deslizes de ortografia e concordância;


Evite erros na ortografia das palavras procure escreve sempre maneiras corretas, usando as pontuações corretas e além disso com a concordância correta, afinal os erros excessivos nessa parte garante uma nota zero, lógico se for um erro aqui outro ali, poderá ter alguns pontos a menos, mas em excesso terá sua nota comprometida.

6- Clichês e frases feitas;


Fuja do senso comum, fuja de frases feitas, procure enriquecer seu vocabulários seu conhecimento afim de evitar que você use algo comum e que venha a não agregar nada em seu redação, um exemplo, que podemos usar é a frase a "união faz a força", que de tanto ser usada não tem mais a importância que é dela, por evite–a na redação.

7- Letra ilegível;


De que adianta você ter feito a melhor redação do mundo, com as melhores ideias e argumentos, e com tudo de melhor que você possa imaginar, se sua letra ( escrita) não esta legível, ou seja, se o leitor ou corretor de sua prova não consegue ler a mesma , e além disso tem que ficar deduzindo o que esta escrito, tenha certeza que em uma situação dessa o corretor simplesmente ira colocar zero em sua redação e justificar que não conseguiu ler por não esta legível, então escreva com calma e faça a letra mais legível que puder.

por que fazer enem

8- Raciocínio desarticulado;


Procure sempre ter uma raciocino articulado seguindo uma ordem, para isso use o rascunho coloque suas ideia nesse rascunho depois disso, faca sua redação construindo uma ordem lógica de seu raciocino de maneira onde as ideias estejam interligadas em sua redação e além disso que você consiga garantir o crescimento de seu texto durante a escrita. Afinal ideias solta, facilita que sua redação não seja entendida e consequentemente a nota zero vira.

9- Verbos no imperativo;


O imperativo é usado para manifestar ordem, apelo pela concretização da ação. Ora, ações não realizadas que o falante quer ver consumadas são expressas tipicamente pelo modo subjuntivo. Classificamos o imperativo em um modo próprio devido a algumas peculiaridades desse tempo como o fato de ser usado somente em frases não encaixadas. Geralmente em 2º pessoa fuja disso sempre. Não ajuda em nada sua redação, e ela nunca deve ser escrita em segunda pessoa.

10- Aglomerar informações;


Nunca atropele as informações ou argumentos, procure colocar uma ideia e consequentemente uma informação ou afirmação sobre a aquela ideia, em cada parágrafo, nunca coloque mais que uma ideia por parágrafo por dois motivos dificulta o entendimento e pode contradizer a ideia anterior, caso isso ocorra, tenha certeza sua redação caminha para uma nota zero e batata terá essa nota sem duvida. Pense nisso. E fuja dessa pegadinha.

Conclusão:


Essas são as dicas do que não se deve fazer de maneira alguma na redação do Enem e outras de quaisquer vestibulares que seja, afinal em muitos momentos e situações são detalhe que garante seu sucesso, e que pode ate mesmo determinar se você ira conseguir quem sabe o SISU, PROUNI, ou uma bolsa no exterior.

Então se dedicar é fundamentar, para que seja possível evitar esse erros procure treinar antes, a fim de corrigir e evita-lós e não deixe para à hora do vamos vê, conseguir ter sucesso em sua redação e consequentemente uma nota bacana capaz de garantir o sucesso que tanto deseja. Depende de você e de sua dedicação.

E você em algum momento já cometeu alguns desses erros?

Nenhum comentário: