23/02/2013

A Língua Portuguesa agradece


Não diga:


Menas (sempre menos)
Iorgute (iogurte)
Mortandela (mortadela)
Mendingo (mendigo)
Trabisseiro (travesseiro)
Trezentas gramas (é O grama e não A grama)
Di menor, di maior (é simplesmente maior ou menor de idade) Cardaço
(cadarço) Asterístico (asterisco)
Beneficiente (beneficente - lembre-se de Beneficência Portuguesa)


E lembre-se também:
Mal - Bem
Mau - Bom


A casa é GEMINADA (do latim geminare = duplicar)
e não GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotar


O certo é CUSPIR
e não GOSPIR.


O certo é BASCULANTE e não
VASCULHANTE, aquela janela do banheiro ou da cozinha.


Se v. estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u)
e não "soando", pois quem "soa" é sino!

O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal)
e não ESPINHO. Plantas têm espinhos.

Homens dizem OBRIGADO
e mulheres OBRIGADA

O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista)
e não HAJA VISTO.

"FAZ dois anos que não o vejo"
e não " FAZEM dois anos".

POR ISSO
e não PORISSO.

"HAVIA muitas pessoas no local"
e não " HAVIAM"

"PODE HAVER problemas"
e não "PODEM HAVER...."

PROBLEMA e não
POBLEMA ou POBREMA
(deixe isso para o Zé Dirceu)

A PARTIR e não
À PARTIR

Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer
e não para MIM fazer, pra mim comprar ou para mim comer
(mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu eles, nós, vós, eles")

Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém,
mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical
(do,
ré, mi, etc. etc.)

As pronúncias:
CD-ROM é igual a ROMA sem o A.
Não é CD-RUM (nem CD - pinga, CD - vodka, etc.
ROM é abreviatura de Read Only Memory - memória apenas para leitura.

HALL é RÓL
e não RAU, nem AU

E agora, o horror divulgado pelo pessoal do TELEMARKETING: Não é eu
vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando e sim eu

vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR (muito mais simples, mais
elegante e CORRETO).

Da mesma forma é incorreto perguntar: COM QUEM VOCÊ QUER ESTAR
FALANDO? Veja como é o correto e mais simples: COM QUEM VOCÊ QUER
FALAR?

Por favor, arranquem os malditos
SEJE e ESTEJE do seu vocabulário.

Por último de novo, "tinha chego" na língua culta,
o verbo chegar apresenta apenas o particípio regular.
Tinha chegado, parece que está errado, mas tinha chego é demais.

 

Pronome de Tratamento não leva crase: sua, vossa, nossa, V.Sa., etc.

Por que?(separado é pergunta) e Porque(junto é resposta)



 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: