07/12/2012

Museu da Língua Portuguesa é o preferido dos paulistanos

 
 
Internauta,
Quando vir (não vim hein?) à São Paulo reserve um  dia na sua agenda para visitar este maravilhoso lugar!

Quase 900 000 visitantes passaram pelo Museu da Língua Portuguesa desde sua inauguração, em março de 2006.
É um número altíssimo para um museu brasileiro, ainda mais para um tão específico como esse.
 
 O Museu de Arte de São Paulo (Masp), por exemplo, foi frequentado por 468 910 pessoas durante todo o ano de 2006.
 Alguns motivos explicam o sucesso retumbante do Museu da Língua Portuguesa: sua instalação numa das alas da secular construção da Estação da Luz, que, por si só, constitui uma atração; a reforma projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que alia com harmonia elementos tradicionais a outros contemporâneos num só espaço; as instalações multimídia, que despertam a atenção especialmente dos jovens pouco habituados a ir a um museu; e, por último, o preço dos ingressos (R$ 4,00).

Se há um ano e meio muita gente questionava o gasto de 37 milhões de reais com o projeto (6 milhões vindos dos cofres do estado e o restante de patrocinadores, por meio da Lei Rouanet), hoje até os antigos críticos olham com admiração e espanto para o êxito de um templo dedicado ao idioma português. O fato é que o lugar pegou e já integra o calendário oficial de cultura da cidade.
Não só mostrou ser possível exibir um conteúdo vivo e virtual, de ideias de autores célebres à evolução do português ao longo dos tempos, como provou que se pode fazer isso de um jeito interessante. Quase sempre com fila na porta.

10/10/2007

Fonte:
http://vejasaopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicoes/2029/m0140201.html
 

Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo, Brasil no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo um orçamento de cerca de 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros).

O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa". O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua


Nenhum comentário: