27/11/2012

Interpretação de textos - Bullying na Floresta

                                     
 

    Em uma floresta encantada morava o Elefante-Trombudo. Ele era tão desengonçado que se morasse no mar ia parecer uma baleia.

    Na floresta encantada todos os bichos tinham um dom. Dona Maritaca era ótima em dublagem, a cigarra era muito boa cantora, fazia dupla com o sabiá. O macaco Peludo vivia quebrando o galho pros amigos.

    A tartaruga não amolava ninguém, pois sabiam que ela levava a vida numa boa, vivia em marcha lenta.

    Professor Urubu junto com seus familiares, faziam a limpeza da floresta. Eles não deixavam animal nenhum morto por muitos dias, ia faziam a faxina e ao mesmo tempo se alimentavam.

    Seu Elefante-Trombudo vivia triste porque todos tinham um dom e ele não sabia pra que servia. Seu Coelho que não deixava passar nada começou a criticá-lo pelo seu jeito desengonçado e esquisito.

    Seu Coelho tirava a maior onda com a cara do coitado. Seu Elefante-Trombudo não ficava feliz, vivia triste com as brincadeiras de mau gosto do Seu Coelho.

    Professor Urubu vendo aquilo resolveu reunir os bichos da floresta em uma reunião. Todos os bichos estavam presentes. Seu Urubu foi logo explicando:

    ___ Aqui na floresta não existe nenhum bicho melhor que o outro. Todos aqui têm sua função e sua importância na vida. Ninguém aqui vive só todos dependem do outro para viver. Por esse motivo não podemos acreditar que somos uns melhores do que os outros. Vivemos em uma sociedade que um depende do outro para viver. Por esse motivo está proibido aqui na floresta qualquer que seja o bicho mexer com o outro, criticá-lo ou colocar apelido. Por que somos todos filhos de Deus e somos todos imperfeitos.Se você coloca apelido ou critica alguém pode ter certeza que você está é com inveja daquele que você está criticando, ou gostaria de ser como ele é e não consegue.A inveja é um sentimento ruim e que estraga qualquer amizade.Quanto a você meu amigo Elefante -Trombudo, você é o único animal que se parece com os extintos dinossauros, você é super-importante para a história do mundo. A tromba serve também para te dar sentido muito apurado de cheiro. Levantando a tromba no ar e movimentando-a para um lado e para o outro, como um periscópio, o elefante consegue determinar a localização de amigos, inimigos ou fontes de comida. E a presa, também chamada de marfim, é apreciada por artistas pela sua esculturabilidade. A procura de marfim de elefante tem sido uma das razões para o declínio dramático da população mundial de elefantes. Por esse motivo Sr.Elefante-Trombudo sua espécie quase foi extinta pela sua presa ser de marfim. Material caro e procurado pelos homens para fabricação também de jóias. Por esse motivo amigo elefante você é super-importante para o mundo. Não se ache inferior a ninguém. Sua importância quase levou sua raça à extinção.

    
 

Vocabulário

 

Periscópio: Equipamento óptico que, por meio de um jogo espelhos, permite enxergar por cima de obstáculos.

Esculturabilidade: v. tr. || fazer a escultura de.  v. intr. || trabalhar em escultura

 

Marque um x na resposta correta:

 

1- De  acordo com o texto:

 

A (    ) na floresta a maritaca era considerada desengonçada.

B (    ) a maritaca era muito boa cantora.

C (    ) a cigarra e o sabiá faziam dupla de cantores na floresta encantada.

D (    ) o macaco levava a vida numa boa.

 

2 - Na floresta existem animais que fazem a faxina da floresta. Quem são eles?

 

______________________________________________________________

 

3 - Uma das tristezas de Seu Elefante -Trombudo era:

 

A (     ) porque era desengonçado.

B (    )  porque ele não sabia qual era seu dom.

C (    )  porque ele era esquisito.

D (    )  porque ele não sabia quem ele era.

 

4 - Quem reuniu os bichos da floresta e por qual motivo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5 _ o que o Professor Urubu disse em relação em viver em sociedade:

 

A (    ) que ninguém depende de ninguém para viver.

B (    ) que nós todos somos perfeitos.

C (    ) a crítica ao outro é uma forma de demonstrar inveja.

D (    ) que os elefantes não tem importância nenhuma para humanidade.

 

6 - O que ficou proibido na floresta e por que?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7 - Cite uma importância do elefante e explique:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário: